segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

... Por uma educação que faz a diferença!!!


Tive o prazer de assitir a um belo filme nesse final de semana. Um filme que me fez parar para refletir e me levou às lágrimas em vários momentos…
“Escritores da Liberdade”.
Como professora, fiquei pensando na luta diária que muitos de nós tem que enfrentar diariamente para tranformar a vida de nossos alunos…
Infelizmente acredito que somos poucos, muito poucos… A maioria pensa como a diretora e os demais professores que aparecem no filme. Professores que não acreditam no potencial de seus alunos, que não estão nem aí para eles e que dificultam a vida daqueles que querem fazer a diferença!
Hoje temos como resultado alunos que não vêem nada em seu futuro, não acreditam numa vida melhor, não entendem como suas vidas podem ser transformadas… Isso acontece por não terem oportunidades, por serem desacreditados e serem condenados por uma sociedade hipócrita e desleal que os rebaixa ao mais baixo nível!
Vivemos dentro de uma bola de neve que desce barranco abaixo!
Professores desestimulados que não acreditam em seus alunos e não esforçam-se para mudar nada dentro da sala de aula, alunos que não acreditam neles mesmos e muito menos numa mudança (pequena que seja) em suas vidas! Famílias desacreditadas e destruídas por essa sociedade que só finge estar preocupada com alguma mudança!
Dá asco ver  (no filme) a diretora da escola colocando empecilhos para o trabalho da professora com seus alunos, dá asco perceber o quão incomodada ela fica a cada progresso e vitória da turma… Podem ter certeza, existem muitos como ela dentro de nossas escolas… mas também acho, que apesar de poucos, existem idealizadores a fim de mudar isso tudo e prontos para batalhar por um futuro melhor para seus alunos, por uma sociedade melhor, por um mundo melhor.
Somos como pequenas formiguinhas, mas se conseguirmos mudar uma pessoa, é um a mais para lutar ao nosso lado. A mudança está longe, talvez não consigamos vê-la tão rapidamente, mas se batalharmos por ela, uma hora chegaremos lá!!!

Aos que estão comigo, um brinde!!! Vamos lutar por uma educação melhor!!!
… e também meus cumprimentos! – sei quão ardilosa é a nossa batalha!!!

Lívia.

Um comentário:

Renata disse...

Por um mundo um pouco melhor! <3

Adorei a reflexão, infelizmente é nossa realidade, mas como vc mesma disse não podemos desistir tão fácil né :D